Brasil Planet Turismo - Dunas do Nordeste e o Reino da Onça: Rota das Emoções e Pantanal

Dunas do Nordeste e o Reino da Onça: Rota das Emoções e Pantanal

11 Dias e 10 noites
Ceará +3
icon-category

Turismo de Aventura

5
( 5 Avaliações )
Época para Visitação

O Brasil é um destino ideal o ano inteiro.

O Pantanal é melhor visitado de maio a setembro, durante a estação seca, quando é mais fácil observar a vida selvagem.

Na Rota das Emoções que percorre os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, o clima é quente e semiúmido durante todo o ano, com temperaturas entre 22°C e 37°C.

A estação das chuvas vai de fevereiro a maio e é ideal para quem prefere temperaturas mais amenas. A estação seca, de junho a janeiro, é marcada por dias ensolarados e céu limpo: é o melhor período para passeios e atividades ao ar livre.
Vale lembrar que, durante a estação seca, algumas lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses podem estar secas, especialmente entre outubro e fevereiro.

Roteiro e Duração (lembrando que o roteiro pode ser personalizado)
Dia 1 - Fortaleza

Sedan

Climatizado, 3 passageiros

Chegada em Fortaleza e acomodação em hotel com veiculo climatizado.
O quarto estará disponível no horário do check-in, às 14h, mas você ainda pode deixar sua bagagem no depósito e aproveitar as áreas comuns.
Esta será a primeira etapa da viagem e o ponto de partida para conhecer a "Rota das emoções."
Restante do dia livre para conhecer a cidade.

Pernoite em Fortaleza com café da manhã.

Dia 2 - Fortaleza / Jericoacoara

SUV 4x4

Climatizado, 6 passageiros  

Embarque às 07:30 / 08:00 com destino a cidade de Jericoacoara, a viagem será efetuada em carro Toyota 4x4 climatizado com capacidade de até 6 lugares.

Nesse dia viajaremos ao longo do percurso mais curto mas menos panorâmico por cerca de 5 horas, efetuando 280 km de estrada asfaltada, até chegar no município de Jijoca, daqui irá começar a parte da viagem  passando pelas trilhas de 20 km até alcançar a pequena vila de Jericoacoara.  

Nota: a escolha do assento é definida de forma aleatória e para quem quiser mais conforto oferecemos a possibilidade de um veículo privado com custo adicional. 

Importante: o município de Jericoacoara exige uma taxa de estadia já incluída no custo do passeio. O voucher que lhe enviaremos deve ser exibido (em formato digital) tanto na sua chegada em Jericoacoara quanto na pousada em que você ficará hospedado (crianças até 12 anos e adultos acima de 60 anos estão isentos de pagamento).
Importante: há alguns dias circulam rumores de que uma nova taxa ambiental será instituída, além da taxa de permanência já incluída e paga em seu itinerário, mas ainda não foi divulgado o momento em que ela entrará em vigor. O valor deve ser em torno de R$ 50 por pessoa e será pago no local, embora ainda não tenha sido estabelecido se será cobrado no hotel ou de outra forma. Caso entre em vigor antes de sua viagem, gostaria de salientar que esse custo não foi incluído em nosso roteiro.

Pernoite em Jericoacoara com café da manhã.

Dia 3 - Jericoacoara

Café da manhã na pousada e resto do dia livre para explorar o charmoso vilarejo de Jericoacoara e aproveitar suas praias mundialmente famosas, ideais para a prática de kitesurf ou simplesmente para relaxar e curtir o visual.

No fim da tarde, não deixe de admirar o espetacular pôr do sol na famosa “Duna do Pôr do Sol”.

Pernoite em Jericoacoara.

Dia 4 - Jericoacoara / Parnaíba

Caminhonete

Climatizado, 4 passageiros  

Lancha

Não climatizado, 12 passageiros

Saída pela manhã às 08:00 para a cidade de Parnaíba com veículo 4x4 climatizado privativo, nesse dia nós viajaremos ao longo do caminho panorâmico, serão inicialmente 50 km através de trilhas, beirando dunas de areia, altas palmeiras e coqueiros até passar na localidade de Tatajuba para conhecer a lagoa "Lagoa Grande” e prosseguir até chegar a cidade de Camocim onde atravessaremos o “Rio Coreaù” subindo 3 balsas em sucessão e a viagem continuará ao longo de 50 km de estrada de asfalto até alcançar a localidade de Chaval para subir no mirante para observar a cidadezinha, com suas casas construídas no meio de pedras gigantes. Seguiremos enfim para mais 75 km de estrada de asfalto, passando pelas lindas dunas de Luis Correia até chegar na cidade de Parnaíba. Duração da viagem 4 horas abundantes. Efetuaremos uma parada para almoço (almoço não incluido) ao longo do trajeto e chegaremos na pousada por volta das 13:30.

Às 14h30, saída da pousada para chegar ao porto dos Tatus, a aproximadamente 20 minutos de distância, onde embarcaremos em uma lancha rápida para conhecer o Delta das Américas, formado pelo Rio Parnaíba e afluentes que no seu caminho em direção ao oceano criam um conjunto de ilhas, oferecendo um lindo visual de dunas, praias desertas e igarapés cobertos de mangue e habitados por milhares de caranguejos e dando origem a um pedaço de floresta amazônica na Rota das Emoções.

No final do passeio, ao por do sol, nos meses de Julho a Janeiro haverá a possibilidade de observar a revoada de centenas de pássaros “Guará” da cor vermelho fogo voltando para os próprios refúgios no meio da floresta, um espetáculo realmente maravilhoso.
A duração do passeio será de aproximadamente 4 horas incluindo paradas para banho e fotos.

Pernoite em Parnaíba com café da manhã.

Dia 5 - Parnaíba / Barreirinhas

Caminhonete

Climatizado, 4 passageiros  

Jardineira

Não climatizado, 10 passageiros  

Saída pela manhã as 08:00 com veiculo 4x4 climatizado privativo com destino a cidade de Barreirinhas, nesse dia nós viajaremos aproximadamente 4 horas; o primeiro trecho será ao longo 144 km de estrada asfaltada até chegar na pequena cidade de Rio Novo, onde continuaremos ao longo do caminho panorâmico seguindo trilhas de areia que na estação chuvosa podem ser inundadas, atravessando uma parte das dunas dos Pequenos Lençois Maranhenses onde encontraremos paisagens de beleza exuberante, pradarias que lentamente vem sendo invadidas pelas dunas de areia e as cabanas dos nativos surgindo aos pés do deserto até chegar a cidade de Barreirinhas.
Chegada na cidade entre 12:00 e 12:30.  Nota: O itinerário pode variar dependendo da estação, pois algumas trilhas permanecem inundadas durante vários meses do ano.

Às 14:00, após se acomodar na pousada, partiremos em um jipe 4x4 sem ar-condicionado. Atravessaremos o Rio Preguiças a bordo de uma balsa, para depois seguirmos por uma trilha de areia que nos levará à entrada do Parque Nacional dos Grandes Lençóis Maranhenses. A partir daí, começará a caminhada pelas dunas, onde descobriremos a deslumbrante área da Lagoa Bonita. Teremos a oportunidade de nos banhar em lagoas frescas e cristalinas, formadas entre as dunas. As chuvas, que caem entre fevereiro e junho, dão origem a inúmeras lagoas de águas límpidas, algumas com tons de verde, outras de azul, e com profundidade que pode chegar a até 4 metros. Os ventos intensos, especialmente no segundo semestre do ano, fazem com que as dunas se desloquem até 20 metros por ano, transformando constantemente a paisagem, que nunca é a mesma de uma estação para outra.
Retornaremos à cidade após as 19:00, após termos apreciado um encantador pôr do sol entre as dunas.

Pernoite na cidade de Barreirinhas, com café da manhã.

Dia 6 - Barreirinhas

Jardineira

Não climatizado, 10 passageiros  

Após o café da manhã, saída às 08:15 em um jipe 4x4 sem ar-condicionado para um dia emocionante de exploração. Seguiremos por uma trilha de areia com cerca de 30 km, atravessando uma paisagem natural cada vez mais impressionante. O trajeto dura aproximadamente 1 hora e 40 minutos, até chegarmos à área onde começam a se formar as primeiras dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. 
Seguiremos então em direção à praia do pitoresco vilarejo de Atins, onde as águas do Rio Preguiças se misturam com as do oceano, criando um cenário único e encantador. Após uma breve parada, continuamos por mais 20 minutos até chegarmos às fascinantes dunas, onde nos esperam lagoas naturais de beleza extraordinária: águas frescas e cristalinas, com tons que variam entre o verde e o azul, perfeitas para um mergulho revigorante em um ambiente mágico. 
Por volta das 13:30, faremos uma pausa para o almoço (não incluído) em um restaurante rústico e acolhedor, bastante apreciado pela qualidade da comida. Entre as especialidades, destacam-se os famosos camarões grelhados do Canto do Atins, uma verdadeira delícia.
Retorno à cidade previsto entre 16:30 e 17:30, após um dia intenso, repleto de paisagens inesquecíveis e sabores autênticos do Maranhão.

Pernoite em Barreirinhas com café da manhã.

Dia 7 - Barreirinhas / São Luís

Voadeira

Não climatizado, 12 passageiros

Micro-ônibus

Climatizado, 30 passageiros

Saímos às 08h30 em direção ao porto de Barreirinhas, de onde seguimos de lancha voadeira pelo Rio Preguiças, rumo ao oceano. A primeira parada é na região de Vassouras: dá para subir nas dunas dos Pequenos Lençóis Maranhenses e observar os macacos-prego. Parecem mansos, mas podem morder ou arranhar, e costumam se aproximar por curiosidade. Lembramos que não se deve alimentá-los com doces, balas ou outros alimentos inadequados: nas barracas locais, quem quiser oferecer algo pode encontrar banana ou coco.
Seguimos pelo rio até o vilarejo de
Mandacaru, onde vocês podem conhecer lojinhas de artesanato, provar a melhor caipirinha da região no quiosque do píer e, se o acesso estiver liberado, subir no Farol Preguiças (da Marinha) para ver o panorama que abrange toda a foz do rio e parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Por fim, chegamos à praia de
Caburé, onde vocês podem almoçar (almoço não incluído), tomar banho no rio ou no mar e relaxar.
Atenção: em Caburé a correnteza do mar é muito forte, por isso entrem na água com cuidado. Também não recomendamos alugar quadriciclos para passear sozinhos pela praia: o terreno é traiçoeiro e há risco de acidentes.
Saímos de
Caburé por volta das 14h15 e voltamos a Barreirinhas às 15h30.

Nota: quem retorna a São Luís no mesmo dia deve liberar o quarto antes do passeio. As bagagens podem ficar guardadas na recepção do hotel.

Saímos de Barreirinhas no fim da tarde, entre 16h00 e 17h00, conforme o hotel onde buscamos vocês, em um micro-ônibus turístico com ar-condicionado de 30 lugares com destino a São Luís. A viagem dura cerca de 5 horas, com chegada prevista por volta das 21h30.

Nota: os lugares no veículo são atribuídos de forma aleatória. Para viajar com mais conforto e reduzir em cerca de uma hora a duração do transfer, é possível solicitar um veículo privativo, com suplemento.

Pernoite em São Luís com café da manhã.

Dia 8 - São Luís / Cuiabá

Sedan

Climatizado, 3 passageiros

Café da manhã desfrutado no hotel e translado até o aeroporto com veiculo climatizado e embarque no vôo.
Saída da recepção do hotel 2 horas antes da saída do avião.

Chegada em Cuiabá  e acomodação em hotel com veiculo climatizado.

Pernoite em Cuiabá com café da manhã.

Dia 9 - Cuiabá / Porto Jofre

Sedan

Climatizado, 3 passageiros

Café da manhã desfrutado no hotel.​​

Nesse dia vamos sair as 08:30 em veículo climatizado até a fazenda no meio do Pantanal onde ficaremos hospedados e que servirá de ponto de partida para os diversos passeios; inicialmente percorreremos um trecho de cerca de 100 km de estrada estadual até chegarmos ao município de Poconé, de onde iniciaremos um belo trajeto de cerca de 40/50 km pela Transpantaneira, a famosa estrada de terra​​ que vai ​adentrando ​para o Pantanal​ mais profundo​ até ​chegar na cidade Porto Jofre, em uma área de rios intocados, ​como ​o Rio Cuiabá, Três Irmãos, Rio São Lourenço e Rio Piquiri. Ao longo do caminho ​vamos encontrar vários animais, como  tamanduás, macacos, jacarés, quatis, jaburu e​ muitas​ outras​ espécies de aves​.

Chegada à pousada e restante do dia livre, sem atividades programadas. 
Informamos que, nesta tarde, não será possível realizar caminhadas para observação da fauna, pois estamos em uma área de caça de grandes felinos como a onça-pintada, e não é seguro circular a pé pelas planícies. A única atividade disponível é o passeio de barco pelo rio, ideal para tentar avistar as onças em seu habitat natural.
O jantar será servido das 19h00 às 21h00.

Nota: Nem todas as pousadas estão localizadas nas imediações do Rio São Lourenço, algumas estão localizadas em áreas mais internas.
​
À noite a temperatura às vezes cai até abaixo de 20 C°, use um roupa mais pesada para evitar pegar um resfriado.

Pernoite na pousada em Porto Jofre no Pantanal com café da manhã.

Dia 10 - Pantanal (Porto Jofre)

Voadeira

Não climatizado, 12 passageiros

Café da manhã ​servido ​na pousada e as 07:00 / 08:00 ​saida para​ um belissimo​ passeios de barco, dependendo da localização do lodge, o transporte pode ser feito de veículo por um período inicial de 30 a 40 minutos ou de barco local diretamente do rio; nos meses entre Julho e Outubro há uma boa chance de ​ver a onça pintada quando se aproxima da ​margem do rio, ​serà ​um encontro ​realmente ​muito emocionante. ​Ao longo desse passeio ​vamos ​encontrar também as ariranhas, antas, capivaras e outras espécies que podem aparecer ao longo das margens do rio.

O almoço ​poderà ​ser um lanche / piquenique ou ​tambem ​você pode​rà​ voltar para a pousada, dependendo da programação do lodge.

Depois do almoço servido até as 14:00, vamos continuar a viagem de barco ​para ​​o avistamento de animais.

Jantar servido até as 21:00 e pernoite em Porto Jofre no Pantanal, com café da manhã.

Dia 11 - Pantanal (Porto Jofre) / Cuiabá

Sedan

Climatizado, 3 passageiros

Café da manhã na pousada.

Em seguida translado para o aeroporto da cidade de Cuiabá em veículo com ar-condicionado, ao longo da estrada de terra Transpantaneira, a viagem levará cerca de 6 horas de duração e vai oferecer uma última oportunidade de observar durante a viagem de carro os animais que vivem nesta incrível ecossistema.

Chegada no aeroporto de Cuiabà e fim dos nossos serviços.

Saída

As nossas saídas são diárias, para que você possa escolher as melhores datas para a sua viagem sem se preocupar dias predeterminados.

Época da viagem
Pessoas
2 Pessoas
Categoria de Hotéis
Escolha o hotel que preferir entre os que foram sugeridos.

Guia bilingue

Preço por pessoa:
#,##

Roteiro com veículos privados

Preço por pessoa:
#,##
Moeda
Preço
por pessoa:
6 x de 0,00
Valor à vista #,##
Preço
por pessoa:
6 x de 0,00
Valor à vista #,##
Valor total

Você pode também gostar

Lençois Maranhenses

A Rota das emoções de 4x4: Praias e Dunas

8 Dias e
7 noites
5.0
Amazônia

Amazônia - 3 dias e 2 noites

2 Dias e
2 noites
5.0
Natal

Natal até Fortaleza de 4X4

7 Dias e
6 noites
5.0